Animação na 3ª Idade

Cada vez mais temos população envelhecida.
A esperança média de vida aumenta devido à melhor qualidade de vida.
As pessoas desenvolvem e aprendem na terceira idade.
Os idosos são infelizes devido a sofrerem de solidão, em que é uma fase em que perdem muitas vezes os companheiros; perda de capacidades; a reforma em que mostra positiva só no inicio e ainda os idosos têm medo de ficarem sozinhos.
Os animadores intervêm para minimizar os efeitos de solidão, para que os idosos continuem um processo de aprendizagem de modo a estarem integrados, em que se sintam úteis, ou seja, contribuir para que os idosos continuem a ter qualidade de vida. 
Onde existem práticas de animação sociocultural para a terceira idade que são: lares, apoio domiciliário, centros de dia, universidades séniores, animação turística de terceira idade, unidades de longa duração ou cuidados continuados ou de enfermaria.
O animador de fazer actividades com idosos com por exemplo: ateliers musicais, ateliers de costura, dinâmicas de grupo, jogos de mesa, torneios, ateliers de informática, passeios, teatro, concertos, museus, etc.
Os lares são normalmente indesejados devido à ruptura com a família e zona de residência, à rigidez no estilo de vida com por exemplo: horas de refeições, de levantar e devida à perca de capacidades.
Os animadores devem fazer com os idosos para que continuem a ter ligação com a sua família.