Desde o aparecimento das primeiras colónia de férias de Verão, no principio do século XX, a animação assumiu um papel importante na oferta educativa nos tempos livres infantis.
Começaram a criar e oferecer pacotes de animação para as crianças porque os pais começaram a não ter com quem deixar os seus filhos.
Desde que a mulher entrou no mercado de trabalho começou a ter um nível de vida sobre carregado sobrando cada vez menos tempo para dedicar a família, por isso houve necessidade da educação nos tempos livres assumir algumas tarefas que antes eram realizadas pela família.
Muito no tempo livre das crianças está associado a actividades de tempos livres como por exemplo: ATL, centros de actividades de tempos livres, actividades de refeitório, colónias de férias e ainda centros comerciais em que existem espaços com actividades de animação onde as crianças permanecem enquanto os seus pais vão as compras.
A animação sociocultural na infância intervém em diferentes espaços como em museus, bibliotecas, ludotecas, centros lúdicos, parques temáticos, parques de recreação ao ar livre, clubes desportivos, centros de actividades de tempos livres, entre muitos outros.
As actividades de Animação Sociocultural na infância nos tempos livres caracterizam-se por: uma educação que parte das próprias crianças e que promove a vida em grupo, participação e envolvimento.