Levar o adulto a não fazer tudo o que lhe impingem.
O animador deve promover através do tempo livre acções de educação não formal ligadas à vida como por exemplo: cursos, conferências, seminários, projectos culturais, visitas guiadas.
Os adultos têm pouco tempo livre, querendo usar esse tempo para aprender novas coisas enriquecendo o seu currículo.
O animador tem como objectivo motivar os adultos; levando eles a participar em iniciativas inter-pessoais, em actividades ligadas à música, teatro, artesanato, património e às danças, podendo ser realizadas em associações culturais, em empresas, juntas de freguesia, entre outras.
Os animadores realizam acções no tempo livre em que se estende ao tempo do trabalho como por exemplo:
- Educação sociolaboral, fazendo workshops nas juntas de freguesia ligadas à reciclagem, orientação e actualização;
- Educação para uma cidadania activa, ligadas aos direitos, deveres e responsabilidades cívicas;
- Formação para o desenvolvimento pessoal e social, promovendo actividades que estimulem e desenvolvam a criatividade, confiança e comunicação;
- Educação para a saúde, numa perspectiva de prevenir as doenças;
- Educação para o tempo livre.